VARIÁVEIS DE ESTUDO

Publicado em 11 de julho de 2021 - 00:00

VARIÁVEIS DE ESTUDO

Na definição de Apollinário (2004, p. 193), as variáveis são “conceitos ou construtos que podem assumir diferentes valores. Aspectos, propriedades ou fatores acerca da realidade cujo conteúdo pode variar”. Em outras palavras, é possível afirmar que uma variável é tudo aquilo que varia a partir de uma característica que se deseja observar.

Para além da definição já apresentada, as variáveis também podem ser classificadas em diferentes categorias, conforme os critérios adotados. A seguir, serão apresentadas sucintamente as categorias de variáveis mais frequentes: INDEPENDENTE, DEPENDENTE, CONTROLE e INTERVENIENTE.

A variável independente pode ser manipulada pelo pesquisador, a fim de avaliar os efeitos causados sobre outra variável (chamada de variável dependente).

A variável dependente que traz um valor dependente em relação a outra variável (independente).

A variável controle é a que pode interferir na variável dependente, mas que é manipulada para que seja neutralizada e, assim, não interfira na relação entre as variáveis independente e dependente.

Segundo Köche (2012, p. 114), a variável interveniente é aquela que “teoricamente afeta o fenômeno observado, ainda que esse fator não possa ser manipulado ou medido”. Para Apollinário (2004), mesmo não sendo observada diretamente numa pesquisa, a existência desse tipo de variável pode ser inferida a partir da relação entre outras duas variáveis.

 

REFERÊNCIAS

APOLLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a Produção do Conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 30ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino