É com imensa satisfação que apresentamos o e-book “Conectando ciência e sociedade: desafios emergentes na saúde multidisciplinar”, fruto da 3ª edição do Congresso On-line Nacional de Saúde Multidisciplinar (CONASMULTI). Esta obra reúne reflexões, estudos e experiências que dialogam com questões contemporâneas e emergentes na área da saúde, reafirmando o compromisso de pesquisadores, acadêmicos e profissionais em promover a integração entre ciência, prática e impacto social.
A diversidade dos capítulos reflete a amplitude e a complexidade dos desafios enfrentados no campo da saúde. O primeiro capítulo examina a prevalência de enteroparasitoses em crianças e adolescentes no Brasil, abordando fatores de risco e estratégias preventivas. Em seguida, os riscos associados ao uso do cigarro eletrônico são detalhadamente evidenciados no capítulo 2.
No capítulo 3, o uso de probióticos como alternativa terapêutica para a candidíase vulvovaginal é explorado, enquanto o capítulo 4 analisa as repercussões das fake news no ressurgimento de doenças erradicadas pela ausência da vacinação. A atuação de equipes multiprofissionais em cuidados paliativos na Atenção Básica é o tema central do capítulo 5, seguido pela análise do potencial da polipílula na redução de doenças cardiovasculares, abordada no capítulo 6.
No capítulo 7 compartilha-se a experiência de atualização de protocolos hospitalares sobre segurança do paciente em um hospital público no extremo Norte do Brasil. Já no capítulo 8, destaca-se a criatividade acadêmica com o relato da construção de um cordel como metodologia ativa sobre a Reforma Psiquiátrica.
A relação entre poluição do ar e doenças respiratórias é explorada no capítulo 9, e a eficácia e segurança das vacinas contra a dengue são detalhadas no capítulo 10. O capítulo 11 relata uma experiência educacional em pós-graduação sobre estudos de qualidade de vida, enquanto o capítulo 12 analisa o perfil epidemiológico da tuberculose em Aracati, Ceará, entre 2009 e 2018.
No capítulo 13 são discutidos os fatores que influenciam a adesão ao aleitamento materno exclusivo na atualidade, enquanto o capítulo 14 apresenta os efeitos antidepressivos da riparina IV em modelo experimental. O papel do enfermeiro no manejo da icterícia neonatal é investigado no capítulo 15, e, encerrando a obra, o capítulo 16 aborda as contribuições da simulação realística no centro cirúrgico para o ensino-aprendizagem em Enfermagem.
Essa coletânea de capítulos evidencia o compromisso de seus autores em abordar temas relevantes e promover soluções inovadoras e colaborativas para os desafios da saúde contemporânea. Esperamos que este e-book inspire novas pesquisas e contribua para o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade, auxiliando na construção de um futuro mais saudável e equitativo para todos.
Mayara Macêdo Melo
Francisco Lucas de Lima Fontes
Organizadores da obra
DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-43-7
ISBN: 978-65-84528-43-7
PALAVRAS CHAVE: Creches. Enfermagem. Fatores de risco. Parasitologia. Saúde da criança
ANO: 2024
Desenvolvido por Alexsander Arcelino