Publicado em 15 de agosto de 2021 - 05:58
A Scientific Electronic Library Online (SciELO) não é uma base de dados, mas uma biblioteca de revistas científicas em formato eletrônico, de acesso livre na internet. Permite o acesso gratuito aos textos completos de artigos científicos, por meio das tabelas de conteúdo dos periódicos, do nome do autor, palavras-chave, palavras do título ou do resumo. Os artigos contêm links para bases de dados bibliográficos nacionais e internacionais. Foi iniciada em 1997, com o objetivo de tornar mais visíveis e acessíveis conceituadas revistas científicas da América Latina e do Caribe. Em 1998, a coleção SciELO Brasil passou a operar normalmente na internet. No ano seguinte, surgiu a SciELO Saúde Pública, com as principais revistas científicas latino-americanas de saúde pública, de outros países latinos e mesmo de entidades internacionais.
Em setembro de 2008, a SciELO contava no seu acervo com 550 periódicos sendo 202 (37%) das ciências da saúde. Dentre os 202 periódicos das ciências da saúde, 71 (35%) eram títulos brasileiros, sendo 31 indexados no MEDLINE, 23 no EMBASE e 11 no ISI. Sete estavam indexados nas três bases citadas.
Em 2010, a coleção abrigava 638 periódicos científicos de acesso livre. Além da publicação eletrônica dos artigos, a SciELO provê links por meio de nomes de autores e de referências bibliográficas. Também há relatórios e indicadores de uso e impacto das revistas, em consonância com os principais índices internacionais de produção científica.
REFERÊNCIA
PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Desenvolvido por Alexsander Arcelino