O PROBLEMA DA PESQUISA

Publicado em 8 de abril de 2021 - 16:10

O PROBLEMA DA PESQUISA

A formulação do problema da pesquisa prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver por intermédio da pesquisa. Para ser cientificamente válido, um problema deve passar pelo crivo das questões seguintes.
▫️ Pode ser enunciado em forma de pergunta?
▫️ Corresponde a interesses pessoais (capacidade), sociais e científicos, isto é, de conteúdo e metodológicos? Esses interesses estão harmonizados?
▫️ Constitui-se o problema em questão científica, ou seja, relacionam-se entre si pelo menos duas variáveis?
▫️ Pode ser objeto de investigação sistemática, controlada e crítica?
▫️ Pode ser empiricamente verificado em suas consequências?
A formulação do problema deve esclarecer a questão de pesquisa, definir o problema “Qual? O quê? Como?” e observar viabilidade, relevância, novidade, exequibilidade e oportunidade.
A formulação do problema deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva; possuir solução viável; expressar uma relação entre duas ou mais variáveis; ser fruto de revisão de literatura e reflexão pessoal. O problema, assim, consiste em um enunciado explicitado de forma clara, compreensível e operacional, cujo melhor modo de solução ou é uma pesquisa ou pode ser resolvido por meio de processos científicos.
⠀⠀
REFERÊNCIA
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino