A REDAÇÃO CIENTÍFICA

Publicado em 8 de abril de 2021 - 15:58

A REDAÇÃO CIENTÍFICA

A redação de um trabalho científico requer cuidados essenciais no que diz respeito à expressividade comunicativo-discursiva para representar o conteúdo do estudo, de maneira que o texto, na sua tessitura, seja apresentado de forma coerente e coesa, com consistência quanto à temática e seu desenvolvimento teórico e metodológico no campo da ciência no qual se circunscreve. É recomendável redigir o texto acadêmico utilizando a terceira pessoa do singular.

O desenvolvimento do texto deve pautar-se pela clareza e objetividade dos enunciados, organizados em parágrafos articulados, elaborados gramatical e ortograficamente corretos, de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa e primando pela sobriedade gráfica. A linguagem em sua objetividade deve evitar expressões coloquiais do tipo “eu penso, eu acho” etc., que desqualificam o texto quanto a sua cientificidade.

É muito importante observar alguns outros atributos que conferem qualidade ao texto, tais como: possuir autonomia autoral com criticidade e posicionamento, ter precisão na utilização de termos e expressões, utilizar linguagem fluída, informativa sem redundâncias e repetições viciosas, primar pela adequação linguística, evitar rebuscamentos que obscurecem o sentido e que podem causar ambiguidades e incompreensões de sentidos.

Lembramos que, na elaboração do texto de um trabalho científico, as Normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deverão ser consultadas e utilizadas, visando adequar-se à padronização das citações textuais e referências bibliográficas e, da mesma forma, no que se refere às ilustrações (figuras, gráficos, quadros, tabelas etc.) e à apresentação gráfica do texto.

REFERÊNCIA

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino