CONFECÇÃO DE UM MANUAL PARA A DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-37-6/13

PALAVRAS CHAVE: Hematologia, Discentes, Laboratório.

KEYWORDS: Hematologia, Discentes, Laboratório.

ABSTRACT: INTRODUÇÃO: A disciplina de Hematologia Básica do curso de Farmácia é composta por aulas práticas e teóricas. Nas aulas práticas são realizados exames laboratoriais, os quais devem ser feitos de maneira habilidosa e precisa, pois um erro pode alterar significativamente os resultados destes. Dessa forma, foi observado a necessidade de um material disponibilizado facilmente aos alunos, que contivesse informações relevantes de assuntos abordados na sala de aula. OBJETIVO: Descrever o processo de confecção de um manual prático contendo os temas trabalhados em aula, para auxiliar nas práticas laboratoriais da disciplina de Hematologia Básica e tornar-se uma bibliografia base para a disciplina e avaliar a aceitação deste material didático pelos alunos que cursaram a disciplina no ano de 2023. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pelos monitores da referida disciplina. Inicialmente, os autores realizaram uma análise de todo o conteúdo tratado na disciplina, sendo feita uma seleção dos temas mais adequados a serem abordados no manual, uma vez que as discussões estritamente teóricas, já possuíam uma base sólida de materiais. A partir daí, com as temáticas previamente escolhidas, foi planejado quais temas seriam tratados dentro de cada assunto, observando tópicos essenciais para o melhor entendimento dos alunos, e, que além disso atendessem as cobranças do professor ao longo do semestre. Assim, realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Em seguida, o manual foi redigido utilizando o programa Microsoft Word 2013 e ao final, este foi avaliado quanto a sua qualidade e efetividade, usando questionário produzido na plataforma google forms. RESULTADOS: O manual foi produzido contendo guias para as oito principais aulas práticas, englobando um conteúdo técnico e de acordo com a ementa da disciplina. Após a utilização do manual, este foi avaliado quanto a aceitabilidade pelos alunos dos semestres de 2023.1 e 2023.2, que cursaram a cadeira de hematologia. Na avaliação feita pela primeira turma (2023.1), foram obtidos resultados muito positivos, dentre eles, um número de 78% dos discentes afirmaram que o manual auxiliou “Completamente” em seus estudos, resultado favorável, porém com margem de melhora. Na avaliação feita pela segunda turma (2023.2), alguns resultados foram superiores em relação à turma anterior: por exemplo, 100% dos alunos afirmaram que a linguagem do manual era acessível e 92% dos discentes afirmaram que o material tinha coerência aos conteúdos e que os auxiliou nos estudos. Entretanto, em 2023.1, 87%, 90% e 78% dos estudantes disseram que a linguagem do manual era acessível, que tinha coerência aos conteúdos e que auxiliou nos estudos, respectivamente. Além disso, em 2023.2, os alunos foram questionados quanto ao nível de importância que o professor da disciplina deu ao manual e 57% dos alunos responderam que o material foi relevante para o docente. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que o manual ajudou na fixação do conteúdo e contribuiu para o aprendizado dos discentes, sendo mais um recurso didático para a realização correta das técnicas laboratoriais.

Autor

  • Alcinia Braga de Lima Arruda

  • Alessandra de Lima Arruda

  • Davi Santos Oliveira

  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia

  • Maria Ariane Silva Carvalho

  • Pâmela Kessely Quirino

  • Yuri Silva Vieira

Desenvolvido por Alexsander Arcelino