DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-37-6/13
PALAVRAS CHAVE: Hematologia, Discentes, Laboratório.
KEYWORDS: Hematologia, Discentes, Laboratório.
ABSTRACT: INTRODUÇÃO: A disciplina de Hematologia Básica do curso de Farmácia é composta por aulas práticas e teóricas. Nas aulas práticas são realizados exames laboratoriais, os quais devem ser feitos de maneira habilidosa e precisa, pois um erro pode alterar significativamente os resultados destes. Dessa forma, foi observado a necessidade de um material disponibilizado facilmente aos alunos, que contivesse informações relevantes de assuntos abordados na sala de aula. OBJETIVO: Descrever o processo de confecção de um manual prático contendo os temas trabalhados em aula, para auxiliar nas práticas laboratoriais da disciplina de Hematologia Básica e tornar-se uma bibliografia base para a disciplina e avaliar a aceitação deste material didático pelos alunos que cursaram a disciplina no ano de 2023. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pelos monitores da referida disciplina. Inicialmente, os autores realizaram uma análise de todo o conteúdo tratado na disciplina, sendo feita uma seleção dos temas mais adequados a serem abordados no manual, uma vez que as discussões estritamente teóricas, já possuíam uma base sólida de materiais. A partir daí, com as temáticas previamente escolhidas, foi planejado quais temas seriam tratados dentro de cada assunto, observando tópicos essenciais para o melhor entendimento dos alunos, e, que além disso atendessem as cobranças do professor ao longo do semestre. Assim, realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Em seguida, o manual foi redigido utilizando o programa Microsoft Word 2013 e ao final, este foi avaliado quanto a sua qualidade e efetividade, usando questionário produzido na plataforma google forms. RESULTADOS: O manual foi produzido contendo guias para as oito principais aulas práticas, englobando um conteúdo técnico e de acordo com a ementa da disciplina. Após a utilização do manual, este foi avaliado quanto a aceitabilidade pelos alunos dos semestres de 2023.1 e 2023.2, que cursaram a cadeira de hematologia. Na avaliação feita pela primeira turma (2023.1), foram obtidos resultados muito positivos, dentre eles, um número de 78% dos discentes afirmaram que o manual auxiliou “Completamente” em seus estudos, resultado favorável, porém com margem de melhora. Na avaliação feita pela segunda turma (2023.2), alguns resultados foram superiores em relação à turma anterior: por exemplo, 100% dos alunos afirmaram que a linguagem do manual era acessível e 92% dos discentes afirmaram que o material tinha coerência aos conteúdos e que os auxiliou nos estudos. Entretanto, em 2023.1, 87%, 90% e 78% dos estudantes disseram que a linguagem do manual era acessível, que tinha coerência aos conteúdos e que auxiliou nos estudos, respectivamente. Além disso, em 2023.2, os alunos foram questionados quanto ao nível de importância que o professor da disciplina deu ao manual e 57% dos alunos responderam que o material foi relevante para o docente. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que o manual ajudou na fixação do conteúdo e contribuiu para o aprendizado dos discentes, sendo mais um recurso didático para a realização correta das técnicas laboratoriais.
Alcinia Braga de Lima Arruda
Alessandra de Lima Arruda
Davi Santos Oliveira
Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
Maria Ariane Silva Carvalho
Pâmela Kessely Quirino
Yuri Silva Vieira
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