CRIAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI): VIVÊNCIA ACADÊMICA

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-37-6/32

PALAVRAS CHAVE: Educação em saúde. Produto técnico. Assistência. Saúde pública. Enfermagem.

KEYWORDS: Educação em saúde. Produto técnico. Assistência. Saúde pública. Enfermagem.

ABSTRACT: OBJETIVO: Descrever a experiência da elaboração de um produto educacional, em formato de guia sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para práticas educativas de profissionais de saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, de uma instituição pública de ensino superior, que aborda a elaboração de um guia educativo para auxiliar na paramentação e desparamentação de EPI´s. A construção do guia deu-se em três etapas: observância, construção e implementação, em uma instituição de saúde pública. Essas três etapas foram realizadas em subsequência, com a participação de acadêmicos de enfermagem e a enfermeira preceptora de campo de estágio. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O produto educativo foi dois pôsteres abrangendo sobre paramentação e desparamentação, com ações que devem ocorrer dentro do quarto de isolamento. O material ficou disponível em formato impresso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O produto educacional foi implementado e pode ser usado por profissionais de saúde de uma instituição de saúde pública, na Clínica Médica, em práticas educativas em saúde, com vistas a promover o ensino-aprendizagem sobre o uso correto de EPI´s, beneficiando o processo de cuidado e comunicação entre a equipe multiprofissional.

Autor

  • Beatriz Souza de Lima Barbosa

  • Bruno Gomes Rodrigues

  • Cristiane da Rocha Oliveira Medeiros

  • Giovanna Rosario Soanno Marchiori

  • Igor Alves de Paiva Nascimento

Desenvolvido por Alexsander Arcelino