Este foi o sexto evento promovido pela Literacia Científica Editora & Cursos, que vem se consolidando na promoção de eventos científicos on-line, ancorando-se nos valores da responsabilidade, do respeito, da criteriosidade, da ética, do compromisso e do profissionalismo para com os participantes de seus eventos. A primeira edição do CONBRAISPUC apresentou o tema “Diálogos, saberes e recursos necessários para a promoção da saúde no Brasil contemporâneo” e foi realizada oficialmente no período de 02 e 03 de fevereiro de 2023. O I CONBRAISPUC possui cunho nacional e contará com a participação de renomados especialistas da saúde em suas áreas de expertise.
A proposta de um evento que integra Saúde Pública e Saúde Coletiva partiu da necessidade de melhor compreensão da linha tênue entre as diferenças e as semelhanças que estes campos possuem como objeto de trabalho. A Saúde Pública lida com problemas de saúde, determinados em conceitos de óbitos, doenças, agravos e riscos à coletividade. Assim, a definição de saúde para este campo poderia ser compreendida como ausência de doenças. A Saúde Coletiva, no que lhe diz respeito, trabalha com as necessidades de saúde, isto é, as condições necessárias não somente para evitar o desenvolvimento de doenças e prolongar a longevidade, como também melhorar a qualidade de vida e possibilitar o exercício da liberdade humana na busca da felicidade. É perceptível a complementaridade de conceitos e objetos de trabalho entre os campos debatidos.
Dentre os temas que foram abordados, seja nas atividades ou em trabalhos submetidos, podem ser destacados: promoção da saúde; direito à saúde; agravos e cronicidades; políticas públicas de saúde; assistência básica; assistência hospitalar; tópicos emergentes em saúde (COVID-19, Monkeypox etc.); desafios e perspectivas do SUS na atualidade; arte e cultura na saúde; planejamento, gestão e avaliação dos serviços de saúde; educação e formação em saúde; integralidade, universalidade e equidade nas práticas assistenciais; descentralização, hierarquização e regionalização na organização do SUS; práticas integrativas e complementares; participação, representação e controle social no SUS; ciência, tecnologias e inovações em saúde; bioética em saúde; práticas multiprofissionais; judicialização da saúde; saúde global; vigilância em saúde (epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador); saúde dos povos indígenas; gênero, sexualidade e saúde; determinantes sociais da saúde; e saúde mental.
O Congresso contou com mesa redonda, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, certificações e publicação de resumos em anais no formato e-book com International Standard Book Number (ISBN), Digital Object Identifier (DOI) geral da obra, DOI específico para cada resumo e ficha catalográfica. Além dos resumos em anais, o evento contou, ainda, com publicação de capítulos de e-book em obra que terá como título o tema central da edição, também contando com ISBN, DOI geral da obra e específico para cada capítulo e ficha catalográfica.
DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-21-5
ISBN: 978-65-84528-21-5
PALAVRAS CHAVE: Congressos, Saúde Pública, Saúde Coletiva.
ANO: 2023
Francisco Lucas de Lima Fontes
Mayara Macêdo Melo
Desenvolvido por Alexsander Arcelino