DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/08
PALAVRAS CHAVE: Educação pré-natal; Educação em saúde; Tecnologia educacional.
KEYWORDS: Educação pré-natal; Educação em saúde; Tecnologia educacional.
ABSTRACT: Introdução: O conhecimento das experiências de educação em saúde às gestantes é de fundamental importância para que se possa compreender como esta prática vem sendo desenvolvida nos cenários de produção de cuidado em saúde. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis sobre práticas grupais de educação em saúde às gestantes relatadas na literatura. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura cuja busca pelos DeCS/MeSH educação em saúde (health education); gestantes (pregnant women); pré-natal (prenatal care) foi realizada na BVS, Medline via PudMed, Scopus e Web of Science. Resultados e Discussão: Foram selecionados 14 artigos que abordaram a natureza, as temáticas, estratégias metodológicas e recursos empregados nas iniciativas de educação em saúde às gestantes. Conclusão: As práticas grupais de educação em saúde às gestantes relatadas na literatura apresentam conformidade com as diretrizes terapêuticas e orientações do Ministério -da Saúde e devem ser mantidas em evidência.
Ana Beatriz Santos de Oliveira
Eberth Fonseca dos Santos
Paula Peixoto Messias Barreto
Sarah Leite Gomes
Desenvolvido por Alexsander Arcelino