USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM POR ACADÊMICOS

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/24

PALAVRAS CHAVE: Ensino; Diagnóstico de Enfermagem; Formação Profissional em Saúde.

KEYWORDS: Ensino; Diagnóstico de Enfermagem; Formação Profissional em Saúde.

ABSTRACT: Introdução: As Metodologias Ativas no campo da saúde contribuem para a motivação e despertam a curiosidade nos alunos ao passo que esses se inserem na teorização e despertam para novos elementos em sua formação em saúde. Objetivo: relatar a experiência do uso de metodologias ativas por acadêmicos de enfermagem na elaboração de diagnósticos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2020. Sob ensino remoto, utilizou-se um estudo de caso como atividade avaliativa e, a partir dele, solicitou-se a elaboração de diagnósticos de enfermagem. Estes, uma vez submetidos, serviram como base de avaliação discente e tornaram material de análise para execução desse relato analisando-os via Microsoft Excel® 2016 sob abordagem descritiva básica dos títulos, da estrutura dos Padrões Funcionais mediante Taxonomia da NANDA-I e dos fatores relacionados e características definidoras. Resultados e Discussão: foram construídos diagnósticos de enfermagem com foco no problema elencados a partir de prioridades com base em evidências clínicas e não meramente por suposições. Esses diagnósticos pertenciam com mais frequência aos domínios de ‘atividade/repouso’ (54,1%), ‘percepção/cognição’ (17,6%) e ‘segurança/proteção’ (12,2%). Em relação aos fatores relacionados e as características definidoras de cada diagnóstico pôde-se perceber que houve associação de informações clínicas no processo de interpretação diagnóstica pautado na dialética ação-reflexão. Conclusão: Evidenciou-se que a criação de diagnósticos de enfermagem com base em metodologias ativas aprimora saberes e práticas nos discentes que os permitem capacitá-los em torno de sua formação para o desenvolvimento de uma atuação condizente com as exigências do mercado de trabalho.

Autor

  • Adenilson da Silva Gomes

  • Gabrielle Morgana Rodrigues dos Santos

Desenvolvido por Alexsander Arcelino