DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/31
PALAVRAS CHAVE: Enfermagem; Estágio Interprofissional; Pandemia.
KEYWORDS: Enfermagem; Estágio Interprofissional; Pandemia.
ABSTRACT: Introdução: A pandemia pela COVID-19 impôs alterações nas metodologias de ensino, de forma que as aulas presenciais necessitaram de serem interrompidas e abriram espaço para o ensino remoto. No entanto isso impactou na vida de muitos estudantes, sobretudo os da área da saúde que estavam adaptados a desenvolver estágios práticos constantemente. Objetivo: relatar as experiências e desafios vivenciados por estudantes da graduação de enfermagem no retorno das atividades práticas, no contexto pandêmico, por meio do Estágio Regional Interprofissional em Saúde (ERIP). Métodos: trata-se de um relato de experiência construindo a partir da vivência do retorno as atividades práticas do curso de Enfermagem num contexto pandêmico por meio do ERIP, em Maio de 2021. Resultados e Discussão: Sentimentos como: medo relacionado ao contexto pandêmico, distanciamento com as práticas de enfermagem e insegurança associada ao retorno das atividades nos Serviços de Saúde ainda durante a pandemia, foram vivenciados constantemente no período de isolamento social. No entanto, o retorno as atividades práticas por meio do ERIP foi fundamental, sendo possível compartilhar os anseios com discentes de outras áreas da saúde (nutrição, fisioterapia, odontologia e farmácia) que possuíam os mesmos sentimentos e passavam pela mesma situação. Conclusão: o ERIP foi um momento de acolhida para o retorno das atividades práticas. Proporcionou momentos de desabafos e escutas entre os alunos, o que gerou um laço forte de confiança entre os mesmos e refletiu positivamente nas atividades práticas desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde.
Bruna Vitória de Oliveira Ferreira
Priscilla Renata do Nascimento Gomes Brito
Vanessa Carla do Nascimento Gomes Brito
Desenvolvido por Alexsander Arcelino