DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/37
PALAVRAS CHAVE: Educação em odontologia; COVID-19; Educação à distância.
KEYWORDS: Educação em odontologia; COVID-19; Educação à distância.
ABSTRACT: Introdução: Com a pandemia do coronavírus (COVID-19) muitas instituições educacionais em todo o mundo responderam com a cessação da educação no local e a introdução do aprendizado remoto. Dado que o currículo odontológico apresenta ensino teórico-prático, a mudança para o aprendizado on-line, que geralmente é aplicável ao conteúdo teórico, afetou muito as faculdades de odontologia em todo o mundo. Objetivo: Explorar e discutir os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino da Odontologia no Brasil. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura do tipo narrativa, mediante o método qualitativo. A busca dos artigos científicos, ocorreu nas bases eletrônicas Pubmed, Scielo e Lilacs. Resultados e Discussão: Foram utilizados 10 artigos, sendo todos lidos integralmente. A literatura atual mostrou que em relação as práticas odontológicas, é importante ressaltar como a suspensão das atividades gerou um impacto negativo para os estudantes, bem como revelando a necessidade de aperfeiçoamento do ensino remoto, com a utilização de novas metodologias de ensino, de novos recursos tecnológicos e aprendizagem e práticas didático-pedagógicas. Também foram assinalados pelos estudantes impactos positivos, como o fortalecimento de laços familiares, autoconhecimento e amadurecimento. Conclusão: Diante do exposto, foi possível observar que os cursos de graduação odontologia foram impactados pela pandemia do COVID-19, sendo abrupta a mudança de uma rotina presencial para atividades remotas, utilizando plataformas virtuais para engajar os alunos e dar continuidade à sua formação profissional, com novas diretrizes de biossegurança e infraestrutura. Os impactos negativos ou positivos persistem e seus efeitos serão sentidos e avaliados a longo prazo. O aconselhamento e aconselhamento psicológico durante e após a pandemia da COVID-19 é de extrema importância, buscando amenizar os impactos na saúde mental de professores e alunos, na educação e na profissionalização dos acadêmicos do curso de odontologia.
Hannah Gil de Farias Morais
Hévila de Figueiredo Pires
Desenvolvido por Alexsander Arcelino