PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO SOBRE VIVÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL A PARTIR DE OFICINAS CULINÁRIAS

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/60

PALAVRAS CHAVE: Educação Alimentar e Nutricional; Saúde Mental; Atenção Secundária à Saúde.

KEYWORDS: Educação Alimentar e Nutricional; Saúde Mental; Atenção Secundária à Saúde.

ABSTRACT: Introdução: O sistema de atenção à saúde mental existente no Brasil é fruto de intensas manifestações sociais iniciadas na década de 1970, lideradas inicialmente por um grupo de médicos recém formados que denunciavam a violência vivenciada nos manicômios e exigia a melhoria nas condições asilares e sanitárias desses estabelecimentos de saúde. A partir da extinção do modelo manicomial, surge a proposta de um sistema mais humanizado que se deu a partir da construção dos Centros de Atenção Psicossocial e Residências Terapêuticas. A implantação de atividades terapêuticas auxilia na integração e socialização dos usuários dessas instituições. Nesse sentido foi implantada a realização de oficinas culinárias semanais no CAPS III e Residência Terapêutica do município de Caicó/RN. Objetivo: Debater o distanciamento entre a graduação em nutrição e as políticas e diretrizes de saúde mental, bem como analisar qualitativamente os resultados de oficinas culinárias na relação dos pacientes com sua alimentação. Métodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado a partir da observação participante de duas estagiárias de nutrição que desenvolveram oficinas culinárias em dois serviços de saúde mental do Município de Caicó/RN. Resultados e Discussão: Os resultados destas oficinas foram positivos, pois observou-se o desenvolvimento de maior autonomia e interação entre usuários. A experiência vivenciada no âmbito da Saúde Mental foi desafiadora pois durante a graduação o contato teórico com o tema da Saúde Mental foi mínimo, entretanto, tal experiência permitiu a ampliação de um olhar mais sensível perante esse público. Conclusão: De acordo com os resultados observados nesta vivência, conclui-se que é fundamental a presença de profissionais nutricionistas em equipamentos de saúde mental e evidencia-se que existe uma lacuna na graduação em nutrição no que se refere ao estudo de saúde mental, necessitando ser aprimorada nas disciplinas de saúde coletiva da universidade.

Autor

  • Amanda Samara dos Santos Araújo

  • Catarine Santos da Silva

  • Josemária de Medeiros Batista

  • Késsya Emanuelle Barros de Lima

Desenvolvido por Alexsander Arcelino