A HIPÓTESE DA PESQUISA

Publicado em 9 de abril de 2021 - 02:58

A HIPÓTESE DA PESQUISA

As hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema. A principal resposta é denominada hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominação de secundárias.
Destacamos, no entanto, que há situações em que não se enuncia(m) hipótese(s) em função da especificidade da pesquisa, da investigação.
Características das hipóteses: consistência lógica; verificabilidade simplicidade; relevância; apoio teórico; especificidade; plausibilidade; clareza; profundidade; fertilidade; e originalidade.
Enunciado das hipóteses:
▫️ É uma suposição que fazemos na tentativa de explicar o problema;
▫️ Como resposta e explicação provisória, relaciona duas ou mais variáveis do problema levantado;
▫️ Deve ser testável e responder ao problema;
▫️ Serve de guia na pesquisa para verificar sua validade.
Cabe-nos lembrar, contudo, por um lado, que em algumas pesquisas as hipóteses são implícitas e em outras são formalmente expressas. Geralmente, naqueles estudos em que o objetivo é o de descrever determinado fenômeno ou as características de um grupo, as hipóteses não são enunciadas formalmente. Nesses casos, as hipóteses envolvem uma única variável e o mais frequente é indicá-la no enunciado dos objetivos da pesquisa.
Por outro lado, ressaltamos que naquelas pesquisas que têm como objetivo verificar relações de associação ou dependência entre variáveis, o enunciado claro e preciso das hipóteses constitui requisito fundamental para o adequado desenvolvimento do estudo.
REFERÊNCIAS
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino