ANÁLISE DE CONTEÚDO E ANÁLISE DE DISCURSO

Publicado em 12 de novembro de 2021 - 02:49

ANÁLISE DE CONTEÚDO E ANÁLISE DE DISCURSO

A análise de conteúdo, para Richardson et al. (2007), busca compreender melhor um discurso, aprofundar suas características gramaticais, fonológicas, cognitivas e ideológicas e extrair os momentos mais importantes.

 

De acordo com Chizzotti (2001, p. 98), a análise de conteúdo é “um método de tratamento e análise de informações colhidas por meio de técnicas de coleta de dados, consubstanciadas em um documento. A técnica se aplica à análise de textos escritos ou de qualquer comunicação (oral, visual, gestual) reduzida a um texto ou documento”.

 

A organização da análise de conteúdo envolve três fases: pré-análise; exploração do material, também chamada de descrição analítica; e análise e interpretação dos resultados. Veja:

 

▫️Pré-análise: nesta fase é feita a escolha e a organização do material. A escolha do material depende do que o pesquisador procura e do que ele espera encontrar. Tem como orientação a questão norteadora ou problema de pesquisa e os objetivos. Com o resultado da coleta de dados, isto é, com as informações obtidas nas entrevistas, nos documentos e nas anotações resultantes das observações, o pesquisador inicia o processo de análise com uma leitura geral que Bardin (2016) chama de “leitura flutuante”. Dessa leitura, emergem as unidades de registro ou categorias de análise, que são palavras ou expressões, temas ou mesmo um acontecimento. Identificadas as unidades de registro, o pesquisador passa a localizá-las no texto, iniciando assim a segunda fase.

▫️Exploração do material ou descrição analítica do conteúdo: codificação, classificação e categorização são as atividades básicas dessa fase.

▫️Interpretação dos resultados: em que se correlaciona o conteúdo do material analisado com a base teórica referencial.

 

Já a análise de discurso tem como foco a linguagem utilizada nos textos escritos ou falados. Assim, essa técnica pode ser utilizada tanto para análise de documentos e textos teóricos como para análise dos depoimentos e das falas dos entrevistados. Desse modo, o objeto da análise de discurso é o próprio discurso.

 

Essa técnica segue alguns passos, a saber: identificação do repertório que envolve a transcrição das entrevistas, o isolamento das similaridades ou diferenças nas respostas e a classificação das abordagens por títulos. O passo seguinte é a análise e o exame dos repertórios, isto é, o texto e o contexto.

 

A análise de discurso é mais utilizada no campo da linguística e da comunicação especializada em analisar construções ideológicas presentes em um texto. É muito utilizada, por exemplo, para analisar textos da mídia e as ideologias que trazem em si.

 

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2001.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.

ZANELLA, L. C H. Metodologia de Pesquisa. 2ª ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

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