ISSN, ISBN E DOI: O QUE SÃO?

Publicado em 4 de junho de 2021 - 16:39

ISSN, ISBN E DOI: O QUE SÃO?

ISSN

O ISSN é a abreviação do termo em inglês Internacional Standard Serial Number, que tem por objetivo identificar publicações seriadas por meio de um código. Exemplos de publicações que podem receber ISSN: revistas, jornais e periódicos científicos. A importância em uma revista possuir um ISSN deve-se ao fato de tal característica a tornar única, pois trata-se da validação da especificidade da publicação, e por meio dele, a identificação do periódico é feita mais facilmente por bibliotecas e bases catalográficas, aumentando a visibilidade da revista.

 

ISBN

O ISBN é a abreviação de International Standard Book Number (Padrão Internacional de Numeração de Livro) que trata-se de um padrão numérico formulado com o objetivo de fornecer uma identificação publicações de natureza monográfica, a exemplo de livros, artigos e apostilas. Este código sequenciado é criado mediante um sistema de registro.

 

Algumas publicações que recebem ISBN:

– Anais, seminários e encontros;

– Apostilas de concursos;

E-books (livros eletrônicos);

– Capítulos individuais separados e disponibilizados pelo editor;

– Livros em CD e DVD (audiolivros);

– Livros impressos;

– entre outras.

 

DOI

O DOI é a abreviação do termo em inglês Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), que se trata de um padrão alfanumérico para identificar publicações como artigos científicos e capítulos de livros. Ele identifica esse documento, exclusivamente, no ambiente virtual, o que torna o objeto singular e garante a permanência validada na internet. O DOI é constituído por uma conjugação de códigos que possuem prefixo e sufixo. O prefixo é utilizado identificar o banco de dados de uma editora, já o sufixo é determinado pelos responsáveis pela publicação, como os periódicos científicos.

Desenvolvido por Alexsander Arcelino