Publicado em 12 de novembro de 2021 - 02:46
O uso de palavras simples amplia o alcance de seu texto. Não pense que palavras simples fazem textos medíocres e infantis. Embora possamos achar que escrevemos para especialistas, eles não são a maioria dos que citam os artigos. Veja nos artigos quantos trabalhos citados não são exatamente da especialidade. E isso não significa que esses textos não contribuam, pois do contrário não estariam lá. Lembre-se: a ciência é, por natureza, interdisciplinar. Você não é dono do alcance de suas conclusões. Portanto, prefira termos simples.
Em relação ao tamanho das frases, não há problema com as frases longas, o difícil é estruturá-las adequadamente. Por serem longas, requerem mais vírgulas e colocadas nos locais corretos, além de distribuição exata das ênfases. Para textos em inglês, desconfie das frases com mais de 22 palavras. Frases longas geralmente incluem mais de uma ideia (identificadas por mais de uma ação, mais de um verbo), que deveriam ser separadas em frases distintas. Mesmo que a frase tenha menos que 22 palavras, certifique-se se inclui duas ou mais ideias e se a divisão em duas frases não torna o entendimento mais fácil. Frases curtas são de mais fácil construção e entendimento, pois o ponto final separando as ideias possivelmente dê um tempo mais adequado para melhor organização das ideias que o leitor está apreendendo.
A frase abaixo possui três ideias:
“Antes de melhorarmos a qualidade da redação científica, devemos melhorar nossos conceitos teóricos sobre o processo científico, assim melhorando nossa chance de publicação em periódicos de boa qualidade internacional, por meio da qual podemos divulgar aspectos positivos de nosso país para o restante do mundo” [1 frase com 45 palavras]
Seria mais confortável lermos essas três ideias caso fossem apresentadas em três frases articuladas. Leia em voz alta a frase acima e, em seguida, leia o parágrafo abaixo também em voz alta. O que achou?
“Antes de melhorarmos a qualidade da redação científica, devemos melhorar nossos conceitos teóricos sobre o processo científico. Assim, melhoramos nossa chance de publicação em periódicos de boa qualidade internacional. Com isso, podemos divulgar aspectos positivos de nosso país para o restante do mundo” [3 frases com 17, 12 e 14 palavras respectivamente, totalizando 43 palavras]
REFERÊNCIA
VOLPATO, G. L. Dicas para redação científica. 4ª ed. Botucatu: Best Writing, 2016.
Desenvolvido por Alexsander Arcelino