Publicado em 31 de agosto de 2023 - 18:58
A simples menção ao tipo de delineamento esclarece o leitor, que seja versado na matéria, sobre as principais vantagens e limitações do seu uso.
Algumas vezes, inexiste no artigo informações sobre o tipo de delineamento e as pessoas têm dificuldade em descobrir, pela leitura do texto, qual foi aquele usado na investigação. Em tal eventualidade, o leitor pode inferir que o autor não julga importante fornecer tal informação ou não sabe exatamente como rotular o delineamento, o que, em ambos os casos, resulta em julgamento desfavorável sobre a qualidade do trabalho e a capacidade ou maturidade do pesquisador em termos científicos. Outras vezes, há descompasso visto o delineamento empregado não ser adequado para alcançar o objetivo da investigação.
É possível encontrar, na literatura especializada, a inconsistência entre o método aplicado e a conclusão do estudo. Isso ocorre quando o autor, ao usar método fraco, tenta tirar conclusões justificadas apenas em investigações com delineamentos mais elaborados, ou seja, que se localizam em posição elevada na escala hierárquica das evidências.
REFERÊNCIA
PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Desenvolvido por Alexsander Arcelino