RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PALESTRA DE PRIMEIROS SOCORROS RELACIONADO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM AMBIENTE DE TRABALHO

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/12

PALAVRAS CHAVE: Parada cardiorrespiratória; Ambiente de Trabalho; Projetos.

KEYWORDS: Parada cardiorrespiratória; Ambiente de Trabalho; Projetos.

ABSTRACT: Introdução: No Brasil o número de mortes relacionadas ao sistema cardiovascular tem apresentado superioridade em comparação a neoplasias, doenças respiratórias e causas externas. O projeto de extensão Entardecer Científico do Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso, que iniciou no ano de 2021, realiza eventos para os discentes da área da saúde e demais públicos interessados, com o propósito agregar no conhecimento desses, além de publicar escritas científicas por meio das palestras realizadas. Objetivo: relatar ao público a experiência em organizar um evento sobre parada cardiorrespiratória em tempo de pandemia. Métodos: um relato de experiência do tipo descritivo de acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública estadual do Estado de Mato Grosso sobre a organização da palestra Primeiros Socorros Relacionado a Parada Cardiorrespiratória - PCR Em Ambiente de Trabalho, ocorrida em 17 de maio de 2021. Resultados e Discussão: A palestra realizada foi de suma relevância para os participantes, haja vista que primeiros socorros são noções básicas que os indivíduos não só da área da saúde como de qualquer outra área devem saber para estarem preparados para um situação de uma PCR. O projeto busca proporcionar interação entre os discentes, oportunidades e experiências em organização de eventos para a sociedade, além de oferecer palestras, cursos e minicursos para a população interessada. Conclusão: Promovendo o desenvolvimento acadêmico com atividades extensionistas, que contribui para o processo de formação, envolvendo pesquisa, ensino e extensão, e que através desse meio de aprendizado propicia em um cenário pandemico, demonstrou a relevância da atuação dos discentes na disseminação de conhecimento.

Autor

  • Jennefer Emily Maraia Soares

  • Ana Luiza Mota Gonzaga de Freitas

  • Ana Raquel Florindo Mateus Rangel

  • Bianca Teshima de Alencar

  • Helena Isaura Fernandes Pereira

  • Rosane Maria Andrade Vasconcelos

  • Shaiana Vilella Hartwig

Desenvolvido por Alexsander Arcelino