ESTÁGIO REGIONAL INTERPROFISSIONAL E O RETORNO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/31

PALAVRAS CHAVE: Enfermagem; Estágio Interprofissional; Pandemia.

KEYWORDS: Enfermagem; Estágio Interprofissional; Pandemia.

ABSTRACT: Introdução: A pandemia pela COVID-19 impôs alterações nas metodologias de ensino, de forma que as aulas presenciais necessitaram de serem interrompidas e abriram espaço para o ensino remoto. No entanto isso impactou na vida de muitos estudantes, sobretudo os da área da saúde que estavam adaptados a desenvolver estágios práticos constantemente. Objetivo: relatar as experiências e desafios vivenciados por estudantes da graduação de enfermagem no retorno das atividades práticas, no contexto pandêmico, por meio do Estágio Regional Interprofissional em Saúde (ERIP). Métodos: trata-se de um relato de experiência construindo a partir da vivência do retorno as atividades práticas do curso de Enfermagem num contexto pandêmico por meio do ERIP, em Maio de 2021. Resultados e Discussão: Sentimentos como: medo relacionado ao contexto pandêmico, distanciamento com as práticas de enfermagem e insegurança associada ao retorno das atividades nos Serviços de Saúde ainda durante a pandemia, foram vivenciados constantemente no período de isolamento social. No entanto, o retorno as atividades práticas por meio do ERIP foi fundamental, sendo possível compartilhar os anseios com discentes de outras áreas da saúde (nutrição, fisioterapia, odontologia e farmácia) que possuíam os mesmos sentimentos e passavam pela mesma situação. Conclusão: o ERIP foi um momento de acolhida para o retorno das atividades práticas. Proporcionou momentos de desabafos e escutas entre os alunos, o que gerou um laço forte de confiança entre os mesmos e refletiu positivamente nas atividades práticas desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde.

Autor

  • Bruna Vitória de Oliveira Ferreira

  • Priscilla Renata do Nascimento Gomes Brito

  • Vanessa Carla do Nascimento Gomes Brito

Desenvolvido por Alexsander Arcelino