A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA OS SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/46

PALAVRAS CHAVE: Gestão da Qualidade; Saúde Pública; Políticas de Qualidade.

KEYWORDS: Gestão da Qualidade; Saúde Pública; Políticas de Qualidade.

ABSTRACT: Introdução: O setor de saúde visa a proteção social com assistência a toda população, nesse sentido, a sua gestão é muito importante. Tendo em vista que as necessidades de saúde são muitas e o financiamento escasso, se faz necessário um modelo de gestão, que favoreça a atenção a saúde, com otimização de gastos e, que também ofereça aos usuários um serviço de qualidade, tendo em sua essência os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Esse modelo de gestão conhecido como Gestão da Qualidade visa a melhoria contínua dos processos e serviços, através de técnicas e diversas ferramentas de controle Objetivo: Identificar as contribuições do Sistema Gestão da Qualidade nos serviços do Sistema Único de Saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com busca bibliográfica na Biblioteca Virtual de Saúde, os bancos de dados utilizados foram: Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde e Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. Os descritores utilizados: Gestão da Qualidade, Saúde Pública e Políticas de Qualidade, sendo aplicados os filtros de textos completos em português, publicados nos últimos 5 anos. Resultados e Discussão: O Sistema de Gestão da Qualidade é relevante para os serviços de saúde pública no Brasil, suas ferramentas são eficientes tanto para melhoria da gestão quanto para qualidade da assistência. Entretanto, foi possível destacar barreiras que influenciam na sustentabilidade do SGQ e a necessidade de mudanças na gestão de recursos humanos e também na cultura organizacional, tendo como objetivo a inclusão dos profissionais de saúde na participação ativa na implantação e monitoramento do Sistema de Gestão da Qualidade. Considerações Finais: Os gestores de saúde pública devem buscar novos conhecimentos de ferramentas de controle, mas também de práticas organizacionais, visto que para uma gestão qualificada existe a necessidade de profissionais qualificados e motivados.

Autor

  • Emmanuele Eduarda Assis Fagundes

  • Kátia Ferreira Costa Campos

  • Renato Rodrigues da Silva

  • Sônia Maria Nunes Viana

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