QUALIDADE DE VIDA, ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTAGIÁRIOS UNIVERSITÁRIOS: O IMPACTO DA COVID-19

DOI: 10.53524/lit.edt.978-65-84528-08-6/61

PALAVRAS CHAVE: COVID-19; DASS-21; Qualidade de vida; saúde mental, universitários.

KEYWORDS: COVID-19; DASS-21; Qualidade de vida; saúde mental, universitários.

ABSTRACT: Introdução: O novo coronavírus, chamado cientificamente de SARS-CoV-2, foi descoberto como virose emergente pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, e em janeiro de 2020 a World Health Organization declarou-a como estado de emergência em saúde pública de alcance internacional. A Qualidade de Vida (QV) possui um importante papel na vida do ser humano, posto que, para sentir que se tem uma boa QV é preciso sentir-se seguro, produtivo, saudável. Objetivo: Avaliar a Qualidade de Vida (QV), além dos níveis de ansiedade, estresse e depressão dos universitários que realizam estágio durante a pandemia, considerando as variáveis presencial ou remoto, remuneração e cidade onde reside. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa com abordagem não probabilística que contou com a participação de 72 estudantes de diferentes cursos e universidades do Estado do Ceará, com média de idade de 22,5 anos (DP = 3,45; variando de 20 a 52 anos), a maioria do sexo feminino (65,3%), da cidade de Sobral (63,9%), de etnia branca (56,9%). Para coleta de dados, foram utilizados o WHOQOL-Bref e a versão abreviada do DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), além de um questionário de caráter sociodemográfico. As análises foram realizadas mediante software SPSS 25. Resultados e Discussão: Os resultados obtidos indicaram que a qualidade de vida e a saúde mental dos estudantes pesquisados se apresentou prejudicada por conta da pandemia de COVID-19, e algumas das variáveis envolvidas na qualidade de vida e dos níveis de ansiedade, estresse e depressão se diferenciam em função da modalidade do estágio, da renda familiar e da cidade em que a pessoa reside. Conclusão: Por fim, confia-se que os resultados encontrados, ainda que exploratórios, podem contribuir para o conhecimento acerca dos impactos da COVID-19 na saúde mental e qualidade de vida dos estudantes universitários.

Autor

  • André Sousa Rocha

  • Marília Vasconcelos

Desenvolvido por Alexsander Arcelino