AÇÕES EXTENSIONISTAS EM SAÚDE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ATENEU

DOI: Autores optaram por não inserir DOI individual no resumo

PALAVRAS CHAVE: Extensão, Ensino-Aprendizagem, Práxis.

KEYWORDS: Extensão, Ensino-Aprendizagem, Práxis.

ABSTRACT: INTRODUÇÃO: O ensino superior contempla diferentes áreas de formação que se articulam com a sociedade a partir de suas demandas ocupacionais com foco na empregabilidade. Nisso, a curricularização da extensão se integra ao ensino e à pesquisa para promover uma aproximação discente ao fluxo societário através da mediação e execução de conhecimentos adquiridos, aplicados em situações-problema emergentes em uma dada realidade. Frente ao exposto, cursos de ensino superior percorrem assuntos diversos para planejar suas ações de prática extensionista, contemplando temáticas associadas à Saúde, seara que contém diálogos necessários à formação e desenvolvimento do ser de direitos. OBJETIVO: Relatar a experiência de ações extensionistas em saúde no Centro Universitário Ateneu. MÉTODOS: Estudo elaborado a partir das pesquisas qualitativa e descritiva, baseado no relato de experiência e observações simples e participante, com registro em diário de campo, com dispensa à análise de comitê de ética em pesquisa. Sua temporalidade se situa entre os meses de agosto e dezembro de 2023, tendo como participantes 263 alunos, regularmente matriculados nos cursos de História, Letras, Pedagogia, Matemática e Serviço Social, ofertados na modalidade à distância pelo Centro Universitário Ateneu, com sede em Fortaleza/CE. RESULTADOS: Inicialmente organizados em duas turmas, formadas a partir da matrícula de alunos em períodos letivos distintos, foram ofertadas atividades extensionistas em ambiente virtual de aprendizagem, orientadas por coordenador de projeto de extensão, cuja abrangência voltou-se aos cursos das áreas de Licenciatura e Humanas, havendo, também, projetos em outras áreas que não se inserem no escopo deste estudo. Uma vez com acesso livre à plataforma virtual os discentes foram orientados sobre a curricularização da extensão e apresentados às atividades propostas, sendo elas: a) participação no curso instrutivo “A importância do ensino e promoção da saúde em espaços escolares e não escolares”, e avaliação mediante aplicação de questionário com 10 questões de múltipla escolha; b) prestação de serviço de extensão, momento em que os extensionistas realizaram rodas de conversa e produção de materiais para mediação de assuntos sobre promoção da saúde em locais cuja permissão foi adquirida após assinatura de carta de parceria; c) participação na Mostra Acadêmica dos projetos de extensão, evento institucional realizado em todas as unidades acadêmicas da instituição com o intuito de divulgar as atividades extensionistas realizadas pelos alunos e professores; d) produção acadêmica intelectual na modalidade de resumo simples sobre as evidências da prestação de serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência gerada pela extensão oportunizada aos alunos não só se somou ao fazer discente via fortalecimento da práxis, mas promoveu um vislumbre da atuação profissional, a compreensão do movimento social que a respectiva profissão assume em contextos micro e macrossocietários e fundamentou a necessidade de aperfeiçoamento acadêmico, profissional e a vinculação de saberes à prática. O caráter transversal que a extensão assumiu permitiu olhares em profundidade sobre demandas societárias e fez despertar nos discentes a curiosidade em intervirem na realidade estabelecida com vistas na transformação social que se busca ao ser mediado um diálogo pautado numa educação libertadora e humanizada.

Autor

  • Ediney Linhares da Silva

  • Karla Carolline Barbosa Dote

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